terça-feira, 30 de maio de 2017

EBM FERNANDO MACHADO

Caça aos microrganismos

Os alunos do 3º ano da EBM Fernando Machado, orientados pelas Professoras Lenir Martelli Tecchio e Ana Paula Bassani, fizeram uma “caça aos microrganismos” durante a aula de ciências.

Após terem estudado o conteúdo: Higiene e Saúde fizeram a experiência para constatar a presença dos microrganismos em nosso corpo e no meio que vivemos.

Microrganismo é o nome dado a todos os organismos que não podem ser vistos a olho nu, sendo visíveis apenas com o auxílio de um microscópio, como, por exemplo, bactérias e fungos.

Para esta atividade foram utilizadas placas de Petri, com uma substância gelatinosa chamada ágar (substância que propicia o desenvolvimento dos microrganismos).

Primeiramente foi revisado o conteúdo e explicado sobre como seria desenvolvida a atividade. Em seguida, os alunos realizaram a coleta do material com cotonetes, nos seguintes locais: mão, língua, saliva, pés, caderno, estojo, maçaneta da porta, mesa do refeitório, pia do banheiro, dinheiro, computador e óculos.

As placas ficaram guardadas em local fechado e escuro por oito dias, sendo que após esse período, os alunos puderam visualizar e analisar os microrganismos desenvolvidos.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL MEDIAÇÃO  EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADORA PEDAGÓGICA : MORGANE BRIANCINI PROFESSORAS : TANIA MARCIA REES, ANA PAUL...