quarta-feira, 3 de maio de 2017

CEM MEDIAÇÃO

PROJETO: CRIANÇAS DO MUNDO

Subtema: Alimentação - Desperdícios de Alimentos
Turmas: 5º ano I e II
Professora: Jessica Milani

No Brasil, a fome é uma questão para ser discutida na escola e a discussão começa pela situação de vida dos alunos e seus direitos e deveres como cidadãos. O papel dos educadores é importante, pois devem preparar seus alunos para a construção de uma sociedade mais igualitária, em que as pessoas tenham não apenas o direito, mas as condições necessárias para usufruir de uma alimentação equilibrada qualitativa e quantitativamente sem desperdiço. 

A alimentação escolar é saudável e adequada, quando inclui o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e que promovam a formação de hábitos alimentares saudáveis. É preparada obedecendo a um padrão de higienização por merendeiras habilitadas e o cardápio é elaborado por nutricionista garantindo desta maneira, nutrientes indispensáveis ao desenvolvimento da criança.  O interesse em trabalhar com este tema partiu da observação das crianças durante o lanche. Diariamente algumas crianças se recusam a provar o lanche que é oferecido, desperdiçando os alimentos que são preparados com todo capricho.



Objetivos: 

  • Construir valores básicos para que as crianças tenham hábitos éticos, sadios e responsáveis quanto à preservação da Terra.
  • Perceber e valorizar a diversidade natural e sociocultural.
  • Resgatar hábitos alimentares saudáveis, evitando o desperdício de alimentos na busca da melhoria da qualidade de vida.

Procedimentos: 

Cada aluno produziu uma frase com um desenho de conscientização sobre o desperdício de alimentos; Ao término a coordenação da escola escolhe uma frase de cada turma para expor no refeitório da escola. Os autores das frases foram premiados com um kit de materiais escolares. Em seguida cada aluno produziu o seu prato de comida utilizando recortes de EVA e alimentos.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL MEDIAÇÃO  EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADORA PEDAGÓGICA : MORGANE BRIANCINI PROFESSORAS : TANIA MARCIA REES, ANA PAUL...