quarta-feira, 3 de maio de 2017

CEM MEDIAÇÃO

Turmas: 3º, 4º e 5º ano
Coordenadora Pedagógica: Nauriane Di Domenico

NOSSA HISTÓRIA, NOSSA CIDADE


Localizado no Oeste de Santa Catarina, o município de Cordilheira Alta foi desmembrado de Chapecó no ano de 1992. Em sua maior parte, as terras cordilheiraltenses foram colonizadas pela Colonizadora Ernesto Bertaso e Cia. Quase na sua totalidade, as terras que hoje compõem o município de Cordilheira Alta eram de propriedade da Fazenda Campina do Gregório.

A demarcação das terras foi efetuada pelo agrimensor Wanceslau de Souza Breves, que chegou em Chapecó no ano de 1921. Com a demarcação, muitos colonos gaúchos escolhiam o lote e adquiriam sem mesmo nunca tê-lo visto; apenas à luz de mapas, em virtude das poucas condições de realizar a viagem até aqui. Assim que pudessem vir com a família e trazer os poucos bens que conseguiam transportar, instalavam-se definitivamente nos seus lotes.

A aglomeração embora de forma tímida,  se deu próximo a estrada aberta para ligar Chapecó e Xaxim. O motivo pelo qual os colonos teriam migrado para cá, foi em virtude da escassez e da improdutividade do solo gaúcho. Ao chegarem encontraram muito mato e terra fértil. As famílias pioneiras, entre elas De Césaro, Muller, Dal Santo, seguidas de Tozzo, Ranzan e outras, enfrentaram muitas dificuldades ao ocuparem seus lotes, dado o fato de não encontrarem neles as residências construídas, tendo que improvisar as primeiras casas para poderem morar. Apesar disso, os momentos de solidariedade estavam sempre presentes.  As famílias que iam chegando eram sempre bem acolhidas pelas que aqui já residiam. A falta de escolas, hospitais, e comércio, levava algumas famílias a desanimar e fazia do cotidiano um desafio constante.

A economia nos primeiros anos era baseada nas atividades de extração e produção agrícola. A madeira era um produto farto e rentável.

Aos poucos foi-se ensaiando um tímido comércio nas terras do atual município de Cordilheira |Alta. Na Vila Fernando Machado o comércio do Sr Cella e na Sede a casa comercial de Luiz de Césaro, a qual mais tarde foi vendida para José Smaniotto e posteriormente para o Sr Firmino Tozzo, por volta de 1947.

Apesar do processo de emancipação ter sido um marco importante na história do município, não se pode ignorar as experiências e as lutas dos desbravadores, as quais antecederam este importante fato histórico. O processo de emancipação iniciou em 1962, quando Cordilheira Alta foi declarado distrito de Chapecó, mas a trajetória histórica do município construída por homens e mulheres corajosos e determinados desde a década de 20 até 1962, não pode ser esquecida, merecendo todo nosso respeito. Um longo caminho de lutas e sofrimentos, mas também cheia de exemplos de solidariedade, presentes no cotidiano destas pessoas. Muitos fatos contribuíram para o aumento populacional e o crescimento econômico do nosso território; entre eles, a migração da família Tozzo em 1946. Também a participação desta família na vida política do então município de Chapecó, com a atuação de Ludovico e Nilo Tozzo.

Em 13/11/1962 entrou na câmara de vereadores de Chapecó o processo 80/62 visando a criação do Distrito de Cordilheira Alta, abrangendo as localidades de Quadro Fernando Machado, Linha Bento, Linha Sachet, Rodeio Bonito. O relator Elias Gallon deu parecer favorável em 14/11/62. O Distrito de Cordilheira Alta foi criado pela Lei 881 de 05 de abril de 1963 da Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Vale lembrar que a Linha Fernando Machado também tentou o mesmo processo para ser distrito de Chapecó e não teve sucesso.

Com o passar dos anos, foi gerando um descontentamento por parte dos moradores de Cordilheira Alta, o fato de que os recursos aqui produzidos não retornavam em obras de maneira suficiente. Então, as lideranças começaram a se organizar focando a sua independência político-administrativa, ou seja, emancipação. Houve uma certa resistência política e, por isso, estabeleceu-se um plebiscito pró-emancipatório, que ocorreu em 15 de março de 1992, a fim de que as pessoas decidissem seu destino. Com o resultado da votação favorável, em 30 de março de 1992, o distrito de Cordilheira Alta passa a ser município através da Lei no. 8.557 / 1992. Foi instalado finalmente em 1º. De janeiro de 1993.

Os primeiros administradores saíram de consenso, onde Nilo Tozzo e Valdir Graciani foram o prefeito e o vice-prefeito respectivamente. 


Trabalho realizado pelos alunos de 3º, 4º e 5º ano, orientados pela coordenadora Nauriane Di Domenico, durante a semana do município.


Missa na segunda Igreja de Fernando Machado.(Fonte Silvestre Cella)

 Vista interna da Escola em Linha Dianista com o Professor Dorvalino Di Domenico 
(Fonte :Reomildo Lusa)

O trabalho das parteiras praticamente era a única assistência que recebiam as mulheres gestantes na hora do parto(Fonte CEOM)

Casa com arquitetura italiana na Linha Fernando Machado-SC, da família Perin, em 1962. De pé,da direita para esquerda estão: Artiede, Nazira, Alzira, Lurdes. Sentados da direita para a esquerda: Elena, Adolfo, Albino, Aurora, Odete. (Fonte; CEOM)

Loja adquirida por volta de 1947,por Firmino Tozzo,onde se comercializava sal,querosene,erva-mate,secos e molhados.(Fonte:CEOM)

Vista externa parcial da escola Mista desdobrada de Linha Fernando Machado,uma das professoras é Belilde Tosatti.

Nevasca de 1964,o menino da foto é o Edson Cella.(Fonte:Anita Cella)

Alunos fazendo lanche na Escola de Linha Dianista(Fonte Reomildo Lusa)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL MEDIAÇÃO  EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADORA PEDAGÓGICA : MORGANE BRIANCINI PROFESSORAS : TANIA MARCIA REES, ANA PAUL...