terça-feira, 23 de maio de 2017

EM BENTO GONÇALVES

IOIÔ
No dia 17 de maio esteve em nossa escola o campeão Paulista da Associação Brasileira de Ioiô (ABI) Helton da Silva Lima.
Helton, além de demonstração de manobras, também conversou com as crianças sobre a presença do ioiô como brinquedo tradicional em diversas culturas, assim como a sua prática como esporte.
A prática desse esporte além da competição também desenvolve habilidades como concentração, coordenação motora, agilidade nos reflexos e criatividade.
A seguir um pouco da história desse brinquedo ao longo dos tempos.

História do Ioiô
O ioiô é um dos brinquedos mais antigo do mundo. A história desse simples objeto é tão fascinante quanto seu funcionamento. 

A origem do ioiô é um mistério. Grécia, China, Filipinas. Diversos lugares do mundo podem ter sido o berço do ioiô. "Ioiôs" rústicos de barro e de metal já foram encontrados em ruínas gregas de cerca de 2500 anos. Brinquedos similares eram usados pelos chineses antes disso.

No fim da idade média o ioiô chegou à Europa, onde a nobreza da França e Inglaterra usava o ioiô para relaxar e se afastar um pouco das suas tarefas. 
O ioiô, na sua forma atual, nasceu nas Filipinas, onde é até hoje um brinquedo muito popular.

Os ioiôs atuais empregam tecnologia de ponta, a madeira e plástico usados há décadas foram substituídos por novos materiais, como aço, alumínio e policarbonato.

Os truques e manobras acompanharam essa evolução e o ioiô agora é praticado com seriedade em muitos países. A destreza e habilidade dos melhores jogadores chegam a ser equiparadas àquelas dos grandes malabaristas.

O Ioiô no Brasil

O ioiô no Brasil, assim como em inúmeros outros países, teve períodos de "febre", onde o brinquedo se tornou mania entre jovens e crianças. As maiores dessas promoções, impulsionadas pelos ioiôs Coca-Cola/Russell, ocorreram em 1982 e 1995.

Em 2002 foi fundada a Associação Brasileira de Ioiô, que passou a ser responsável pela organização de campeonatos no Brasil.


Fonte: http://www.ioiobrasil.org





Nenhum comentário:

Postar um comentário

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL MEDIAÇÃO  EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADORA PEDAGÓGICA : MORGANE BRIANCINI PROFESSORAS : TANIA MARCIA REES, ANA PAUL...