segunda-feira, 22 de maio de 2017

EM BENTO GONÇALVES


Valorizando a diferenças.

Ser diferente é normal.


O respeito à diversidade deve ser uma constante trabalho na educação infantil, porque as crianças desde cedo devem aprender a lidar com as diferenças e não ter preconceitos. O tema foi escolhido, pois possibilita trabalhar as diferenças na construção da identidade das crianças. Desde muito cedo as crianças têm contato com discursos negativos relacionados ao preconceito, rótulos e discriminação. 

Ninguém é igual a ninguém. Cada um foi gerado e desenvolvido por meio de uma fórmula única, que nunca poderá ser copiada e somente valorizada, por aquilo que tem de melhor. Ser diferente e único é uma característica de todo ser humano. Saber reconhecer o que há de único e característico em cada educando, é fundamental para que se possa ajudá-lo a desenvolver-se plenamente. Esse é o real valor das diferenças.

Foi pensando nisso que as professoras Morgane e Roberta resolveram trabalhar este tema. A música “Ninguém é igual a ninguém”, serviu para introduzir o assunto.

Depois de explorado a música, cada criança iniciou a confecção de um boneco. Os bonecos eram de várias cores. A finalização do boneco aconteceu em casa com a colaboração da família.

No dia determinado o boneco voltou para a escola. As crianças ficaram muito entusiasmadas e felizes em apresentar seu boneco para a turma.

Dando continuidade ao trabalho, cada criança na roda de conversas falou quem ajudou na confecção e escolheu um nome para o boneco. Pra encerrar o trabalho os bonecos foram utilizados na apresentação do Dia da Família na Escola.

 

 
 
 








 




 




 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

EBM Fernando Machado Ensino Fundamental Professora: Izabel Colombeli Turma: 2º ano MAPA VIVO  Durante o mês de Março, no...