EM BENTO GONÇALVES
EDUCAÇÃO INFANTIL
Professora: Sonia Alberton Magioni
Turma: Pré I-A
Campos de experiência:
- Traços , sons, cores e formas
- Escuta, fala, pensamento, imaginação
Experiência:
Criar brinquedos, brincadeiras, enredos e engenhocas utilizando diferentes materiais como rolhas, sementes, conchas, pedras, tampas, embalagens, cabides, peneiras, colheres, panelas, etc, compondo o brincar heurístico.
Estratégias:
- Enviar às famílias dos alunos do pré I, um pequeno texto reflexivo sobre o Brincar Heurístico.
- Compor um acervo de materiais heurísticos para uso da turma, com auxílio das famílias.
- Brincar em diferentes espaços da escola interagindo com os brinquedos heurísticos.
- Expor o acervo dos brinquedos heurísticos na VII Mostra Pedagógica, para interação e apreciação os mesmos.
Relato:
Com base na observação do interesse das crianças em brincar com elementos e materiais não estruturados e sua capacidade de agir sobre os mesmos significando e transformando-lhes por meio do brincar, bem como sabendo da importância que o brincar heurístico tem no desenvolvimento cognitivo da criança foi buscado junto das famílias do pré escolar I, organizar um acervo de Brinquedos Heurísticos, que para as crianças ficaram conhecidos como “os brinquedos mágicos”.
Foi enviado às famílias um pequeno texto explicando o que seria e qual a importância do brincar heurístico, bem como uma lista de materiais que poderiam compor este acervo de brinquedos.
Todas as famílias contribuíram enviando alguns materiais para a escola. As crianças também ficaram muito empolgadas e envolvidas ajudando coletar e organizar estes materiais. Conforme o acervo ia sendo composto, as crianças já iam tendo contato com os “brinquedos”, criando suas brincadeiras e seus enredos.
As crianças usaram e usam este acervo dos brinquedos heurísticos para brincar em diferentes espaços na escola, interagindo e demonstrando muita criatividade , organização e interesse com este brincar.
A experiência do Brincar Heurístico foi levada para conhecimento do público em geral, na VII Mostra Pedagógica , onde os alunos, seus familiares e demais visitantes puderam participar e apreciar a mesma.
Hoje, o acervo faz parte do cotidiano da sala de aula. A cada contato da criança com estes “brinquedos” eles se transformam, se compõem, se estruturam, se transformam, conforme o interesse e descoberta de cada criança que na sua inocência cria a magia do brincar.
Avaliação
- Interesse e participação das famílias em ajudar na composição do acervo dos brinquedos heurísticos.
- Observação das reações das crianças ao descobrirem diferentes possibilidades de brincar.
Espaço: brinquedos e brincar heurístico na VII mostra pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário