sexta-feira, 2 de junho de 2017

EBM FERNANDO MACHADO

Semeando Valores

Os alunos do 4º ano da EBM Fernando Machado, orientados pelas Professoras Roselei Giacomini e Izabel Colombelli, desenvolveram uma atividade sobre o Projeto Caminhos do Bem, através da história: “A Maior Flor Do Mundo” de José Saramago. 


O objetivo principal foi mostrar, através da ludicidade, o significado das boas ações e das boas maneiras no cotidiano de cada um, ressaltando a importância da coletividade, da ajuda mútua e dos valores humanos, essenciais para uma boa convivência em sociedade. 

Esta atividade foi realizada da seguinte forma: 

1º momento: A história foi apresentada para a turma pelas professoras;

2º momento: Confecção da flor dos valores na sala do 4º ano;

3º momento: Um grupo de alunos contou a história para as demais turmas e na oportunidade convidaram a todos para assistir o filme referente à história;

4º momento: Construção da Flor dos Valores na área coberta da escola. Para isso as turmas, direção e serventes receberam uma pétala de flor e nela deveria constar um valor. 

5º momento: Cada turma recebeu uma muda de roseira que foi plantada no jardim da escola, e que deverá ser cuidada pelos alunos. As roseiras receberam o nome da palavra escolhida por cada turma, sendo elas: A Rosa do Amor, A Rosa do Respeito, A Rosa da Humildade, A Rosa do Perdão, A Rosa da Honestidade.

A história de José Saramago nos traz grandes lições. A flor que não vive sem a árvore, nos lembrando de que não podemos viver sozinhos e por conta própria. O besouro que quer sua liberdade e com persistência conseguiu conquistá-la. Mas o maior dos ensinamentos é de que nossa existência não é inútil e que cada um pode, com suas ações, fazer a diferença. Isso está presente na atitude do menino, que regou a flor para não deixá-la morrer. Este gesto fez aquela flor, que estava murcha, florescer e tornar-se grande, pois foi regada pela bondade do menino.








 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL MEDIAÇÃO  EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADORA PEDAGÓGICA : MORGANE BRIANCINI PROFESSORAS : TANIA MARCIA REES, ANA PAUL...