segunda-feira, 11 de setembro de 2017

EM BENTO GONÇALVES e CEM MEDIAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL


A literatura infantil como suporte pedagógico

Professoras: Sônia Magioni e Simone Detofeno
Conteúdos abordados: gênero textual convite e alimentação


Por meio da literatura infantil da autora Ana Maria Machado “Camilão o Comilão”, a turma do 3º ano explorou o gênero textual convite. Na história o porco Camilão, num gesto de amizade decidiu partilhar os alimentos que tinha com seus amigos, escrevendo à eles um convite para uma festa da comilança. Assim também, os alunos do 3º ano da Escola Municipal Bento Gonçalves criaram coletivamente um convite à seus colegas do 3º ano do Centro Educativo Municipal Mediação, convidando-os para virem até a nossa escola para fazer um momento de encontro com diversão e aprendizagem, onde cada um traria um lanche de livre escolha para compartilhar. Foi confeccionado o porco Camilão para levar nosso convite até os destinatários.




Na data marcada, o encontro aconteceu. Os convidados foram acolhidos e recepcionados num ambiente agradável ao ar livre.






Na oportunidade os alunos do 3º ano da Escola Municipal bento Gonçalves apresentaram aos colegas convidados o” Semáforo da Alimentação”, explicando o trabalho que haviam desenvolvido em sala de aula.



Ainda no encontro, os alunos participaram de uma conversa com a nutricionista Aline Borsoi Tecchio que fez várias observações sobre os alimentos trazidos pelas crianças.




Na sequência, as crianças degustaram o lanche que trouxeram para compartilhar, e aproveitaram o momento para interagir e estender os laços de amizade com os colegas da outra escola.





Também durante o lanche, as crianças separavam o lixo conforme a sua classificação: lixo seco e lixo orgânico.


Ao final do lanche, o lixo produzido foi enterrado cada qual em um buraco, com o intuito de no final do ano desenterrá-lo e observar o que aconteceu com cada tipo de lixo, como foi a decomposição de cada um e qual tipo causa maior impacto ao meio ambiente. No momento, os alunos fizeram várias observações sobre estes questionamentos, demonstrando um bom conhecimento e senso crítico sobre a questão do lixo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL MEDIAÇÃO  EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADORA PEDAGÓGICA : MORGANE BRIANCINI PROFESSORAS : TANIA MARCIA REES, ANA PAUL...