sexta-feira, 22 de setembro de 2017

EBM FERNANDO MACHADO

DISCIPLINA: ARTE
PROFESSORA: VANDERLEIA GUARNIERI
TURMA: 7º ANO

ARTE BARROCA

A arte barroca surgiu em meados do século XVIII, na Itália. A igreja católica adotou o formato artístico em suas construções e propagou a nova onda cultural por vários países do continente europeu. O movimento foi criado após o desenvolvimento do Renascimento e ambos seguiam uma ideologia semelhante, em que valorizavam elementos da antiguidade.
O mundo passava por diversas descobertas e reformas sociais e políticas. A religião católica estava perdendo muitos membros para os seguidores da ideologia de Martin Lutero, com o protestantismo. Estabelecia-se, então, a Monarquia: o país era comandado por um rei ou imperador.
As obras do movimento Barroco apresentam características fortes e vivas, o que mexe com o emocional do ser humano. Ao se deparar com as construções e/ou pinturas da arte barroca, é possível observar os detalhes e a proximidade que elas têm com os seres humanos. O sentimento nas obras, a beleza, eram características bem fortes.
O Barroco chegou ao continente americano, juntamente com os colonizadores europeus. Muitas das construções dos países da América são da arte barroca. O Brasil, por exemplo, possui algumas cidades onde ainda existem essas edificações, como é o caso de Ouro Preto, em Minas Gerais. No estado da Bahia, encontram-se enormes igrejas, dos séculos passados e a influência da arte barroca se faz presente.


Os alunos do 7º ano, orientados pela professora realizaram as releituras das igrejas barrocas brasileiras.

  


  












Nenhum comentário:

Postar um comentário

EBM Fernando Machado Ensino Fundamental Professora: Izabel Colombeli Turma: 2º ano MAPA VIVO  Durante o mês de Março, no...