sexta-feira, 22 de setembro de 2017

EBM FERNANDO MACHADO

ALIMENTAÇÃO EM FOCO

PROFESSORAS: ROSANE MARAGA
                                CATARINA VALANDRO
                                LENIR MARTELLI TECCHIO
                                ANA PAULA BASSANI
TURMAS: 2º E 3º ANO

         No dia 18/08 as turmas do 2º e 3º ano participaram de uma palestra sobre alimentação com a estagiária de Nutrição Dileia Gislene. Para esta atividade, cada aluno trouxe um lanche para compartilhar, sendo assim, utilizou-se os próprios lanches para conhecer o novo guia alimentar que classifica os alimentos em quatro categorias, definidas de acordo com o tipo de processamento empregado na sua produção.
            A primeira categoria reúne alimentos in natura ou minimamente processados. Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas e animais e adquiridos para consumo sem ter sofrido qualquer alteração. Já os alimetos minimamente processados são alimentos in natura que, antes de sua aquisição foram submetidos a alterações mínimas.
            A segunda corresponde aos alimentos pouco processados, que são  produtos extraídos de alimentos in natura ou diretamente da natureza,  usados para temperar ou cozinhar alimentos.
            A terceira corresponde aos alimentos processados,  fabricados pela indústria com a adição de sal, açúcar ou outras substâncias, como óleo e vinagre, para torná-los duráveis e mais palatáveis.
            A quarta categoria compreende os alimentos ultraprocessados, cuja fabricação envolve diversas etapas, técnicas de processamento e vários ingredientes.
            Através de uma linguagem simples, os alunos compreenderam quais são os alimentos que podemos consumir frequentemente e quais devemos consumir moderadamente.

            Para finalizar, aproveitou-se o momento para fazer uma reflexão sobre o lixo produzido durante a palestra que resultou na atividade: “Enterrando coisas no solo”, tendo como objetivo, analisar após 90 dias o resultado da experiência: Quais materiais sofreram decomposição; Quais sofreram decomposição parcial; Quais foram totalmente decompostos e quais materiais podem ser considerados um problema grave quando jogados no meio ambiente. Os materiais enterrados foram: cascas de frutas (maça, banana, laranja, kiwi, melão, mamão), sobras de bolo, biscoitos, salgadinhos, embalagens plásticas, papéis, vidro, embalagens de balas, pirulitos, clips de metal, isopor, entre outros.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

EBM Fernando Machado Ensino Fundamental Professora: Izabel Colombeli Turma: 2º ano MAPA VIVO  Durante o mês de Março, no...