EM PREFEITO ALCEU MAZZIONI
ENSINO FUNDAMENTAL
Professora: Sonia Alberton Maggioni
Turma: 3º ano
Unidade temática : O sujeito e seu lugar no mundo
Competência: Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos.
Objetivo geral: Proporcionar aos alunos experiências que os motivem a reflexão e conscientização da necessidade do respeito entre todos e do reconhecimento da aplicação dos direitos e deveres de cada um, formando valores éticos e morais para o exercício da cidadania.
Sequência didática: Cidadania e valores da convivência
História: Um mundinho para todos
A história aborda questões acerca da diversidade, da cooperação e dos valores da convivência. Por meio dela foi realizado um trabalho envolvendo todas as áreas do conhecimento.
Conviver é compartilhar o tempo e os lugares com a família, os amigos e as outras pessoas da comunidade, reconhecendo que por meio dela aprendemos valores e construímos a nossa cidadania.
Esquema representando os espaços de convivência que fazem parte do mundinho das crianças.
Cartaz coletivo sobre a história: “ Um mundinho para todos” envolvendo pintura, recorte e colagem.
O município: Um lugar de convivência
Dados históricos e geográficos sobre o município e os símbolos municipais de Cordilheira Alta.
Cartaz coletivo com recorte e colagem de figuras que representam o que tem no nosso município
Cidadania
O cidadão não nasce grandão!
Cada um de nós
Em pequenos gestos
do dia a dia
Pode semear
a cidadania (...)
( Nilson José Machado)
Pesquisa no dicionário do significado da palavra cidadão e cidadania
Caminhada da cidadania: passeio pela rua da comunidade onde se localiza a escola para observação das ações da cidadania presentes no contexto da caminhada.
Coleta de lixo nas margens da rua dos entornos da escola.
A história “Um mundinho para todos” nos ensina que conviver com as diferenças é abrir nosso coração a todas as pessoas, não importando como são, qual sua religião ou raça, se tem algum tipo de deficiência ou não.
A autora usou a escrita impressa, bem como o alfabeto braille para a inclusão de cegos na leitura deste livro.
Visita a Dona Ivete Debiasi, moradora vizinha da nossa escola na comunidade de Linha Bento Gonçalves para uma conversa sobre Cidadania e diversidade.
Dona Ivete teve paralisia infantil aos 6 anos de idade, o que limitou seus movimentos motores nas pernas e pés. A partir daí precisou encontrar outras possibilidades de se locomover e realizar as atividades do dia a dia.
Dona Ivete superando seus limites físicos, auxilia nas atividades da casa, faz costuras e adora uma boa conversa com os amigos. Um exemplo de que com Diversidade aprendemos muito mais!!
Encontro de gerações
Alunos recebem a visita na sala de aula de vovôs e vovós da comunidade de Linha Bento Gonçalves para uma conversa e troca de vivências sobre cidadania e valores ao longo do tempo.
Na oportunidade cada participante levou um objeto do seu cotidiano para socializar e também um causo do passado para compartilhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário