CEM Mediação
Ensino Fundamental
Coordenador Pedagógico: Jean Marcos d. Tonello
Professora: Ana Eliza Tauchert
Turma: 1º ano
Tema: Partilha e Valores da Páscoa
Justificativa: A escola é um espaço social que influencia na construção do conhecimento humano. Pensando dessa forma, os valores tornam-se relevantes, colaborando na construção da personalidade da criança. Os valores se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia a dia e nós, educadores, precisamos planejar atividades para refletir junto com as crianças, sobre o comportamento humano, agindo em benefício do bem de todos, incentivando a amizade, o respeito e a partilha.
Objetivos:
· Reconhecer o verdadeiro sentido da páscoa;
· Trabalhar o respeito ao próximo através das atividades envolvidas;
· Participar de debates entre os colegas de sala de forma crítica sobre o verdadeiro sentido da páscoa;
· Compreender através da manipulação dos doces conceitos matemáticos como divisão, subtração, adição e subtração;
· Estimular a conscientização a respeito de compartilhar com o próximo sem pensar em receber algo em troca;
· Exercitar valores como o respeito, a amizade e a partilha.
Descrição da atividade:
Os alunos foram convidados a refletir, através de conversa, sobre o verdadeiro sentido da páscoa, incentivando-os a pensar que ganhar estes ou aqueles presentes não faria deles melhores ou piores como pessoas.
Em seguida, cada família foi convidada a mandar para a escola uma guloseima que quisesse, porém, deveria ser no número de alunos da turma, de modo que ao partilhar cada criança tivesse o mesmo número de doces.
No dia de realizar a partilha todos os doces, salgadinhos, biscoitos e guloseimas foram colocados juntos. A partir dessa ação, foram abordados conceitos matemáticos de divisão, adição, subtração, multiplicação, desafiando os alunos a pensarem nas respostas.
Depois os alunos foram convidados a realizar a partilha dos doces entre cada colega de sala, sendo supervisionados pela professora, que os estimulava a fazer agrupamentos de 2 em 2, além de criar estratégias para realizar essa divisão com maior facilidade.
Avaliação
O apego às coisas simples da vida, como gestos de carinho e conversas e a valorização da aprendizagem escolar foram os grandes ganhos desse projeto.
Aprendemos – me incluindo como observadora e mediadora, como a vida corrida e consumista pode nos fazer esquecer de como as crianças são simples e puras. Como aprendem facilmente quando conseguem ver significado no que estão fazendo.
Ao final das atividades foi possível dizer que os objetivos pretendidos foram alcançados e que as conversas contribuíram para fazer das crianças pessoas melhores.
Parabéns, prof Ana Eliza pelo trabalho maravilhoso com seus aluninhos, que mesmo pequenos, são capazes de compreender o real significado da Páscoa. E parabéns à escola por incentivar trabalhos assim. Sucesso!
ResponderExcluir