quarta-feira, 27 de junho de 2018


EM Bento Gonçalves 



Coordenador: Jean Marcos Tonello 
Professora: Joice Mella 
Atividades Esportivas – Horário Ampliado 

Como ação do projeto “Literatura e Família” da rede municipal de ensino, na disciplina de Atividades Esportivas, os alunos realizaram o resgate de cantigas populares. A família foi protagonista no processo de pesquisa realizado pelas crianças, que guiadas por um pequeno questionário, fizeram o registro escrito das cantigas de roda mais comuns na infância de seus familiares. 

As brincadeiras de roda foram reproduzidas na escola. Com o auxílio da professora, cada aluno leu a contribuição de sua família e juntos, brincaram e desenvolveram os passos indicados nas cantigas. Esta atividade também contemplou o conteúdo bimestral da disciplina, definido como “Danças no contexto regional”, explorando movimentos corporais e domínio de ritmos. 

Dentre as cantigas registradas, destacaram-se alguns títulos como: A canoa virou, ciranda cirandinha, atirei o pau no gato, marcha soldado, capelinha de melão, roda cotia e samba Lelê.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL MEDIAÇÃO  EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADORA PEDAGÓGICA : MORGANE BRIANCINI PROFESSORAS : TANIA MARCIA REES, ANA PAUL...