terça-feira, 19 de dezembro de 2017

PROJETO LEITURA - PARTE I


Durante o segundo semestre a Rede Municipal de Educação desenvolveu inúmeras ações dentro do Projeto Leitura, buscando desenvolver o hábito e o prazer pela leitura nos nossos alunos.

Para agradecer aos nossos educadores que semeiam, às vezes, em meios áridos, um pouco de poesia:

Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras
fatigadas de informar.
Dou mais respeito
às que vivem de barriga no chão
tipo água pedra sapo.
Entendo bem o sotaque das águas.
Dou respeito às coisas desimportantes
e aos seres desimportantes.
Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas mais que a dos mísseis.
Tenho em mim esse atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.
Sou um apanhador de desperdícios:
Amo os restos
como as boas moscas.
Queria que a minha voz tivesse um formato
de canto.
Porque eu não sou da informática:
eu sou da invencionática.
Só uso a palavra para compor meus silêncios.

Manoel de Barros.


Algumas das ações desenvolvidas.

Confecção de fantoches a partir de livros de literatura - Arte - Professora Luana Morescho.







Confecção de aventais para contação de histórias - Arte - Professora Luana Morescho



Dramatização da história "A bruxa careca" - Arte - Professora Luana.



Leitura em ambientes externos - Arte - Professora Luana Morescho.






"Deu a louca em Romeu e Julieta" 

 Coordenador Pedagógico Jean Tonello 

Justificativa:
  • Os alunos não acreditam mais em contos de fadas e clássicos infantis;
  • Dificuldade de selecionar leituras intrigantes para os anos finais;
  • O hábito de leitura não é presente no cotidiano da maioria dos jovens.

Objetivos:
  • Resgatar contos clássicos a partir de releituras contemporâneas;
  • Promover a leitura do gênero literário - Drama (peça teatral);
  • Identificar as infinitas possibilidades de adaptação da mesma obra.
  • Oferecer ao adolescente a "escolha" de ler.
Estruturação:

ADAPTAÇÃO DA OBRA: Romeu e Julieta – William Shakespeare.
GÊNERO LITERÁRIO DRAMÁTICO: Neste estilo literário o narrador conta a história enquanto os atores encenam e dialogam através das personagens. 
Tragédia e Comédia. 
 
ROTEIRO E ADAPTAÇÃO


DIVULGAÇÃO INICIAL




ENTREGA DE ROTEIROS PARA LEITURA





DIVULGAÇÃO DAS AUDIÇÕES


AUDIÇÕES


BANCA AVALIADORA


SELEÇÃO DOS PAPÉIS






LEITURA PARA DECORAR AS FALAS E ENSAIOS.






LOGOTIPO, SÍMBOLO E LOGOMARCA

Professora: Vanderleia Guarnieri - Arte

Criação de uma logomarca de uma livraria.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL MEDIAÇÃO  EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADORA PEDAGÓGICA : MORGANE BRIANCINI PROFESSORAS : TANIA MARCIA REES, ANA PAUL...