quarta-feira, 16 de agosto de 2017

EBM FERNANDO MACHADO

Os povos indígenas

No dia 09 de maio de 2017, foi realizada uma aula passeio com os alunos do 4º ano da EBM Fernando Machado ao CEOM – Centro de Memória do oeste Catarinense, situada na cidade de Chapecó, SC. Esta aula passeio teve como objetivo complementar os conteúdos trabalhados em sala de aula sobre povoamento indígena em Santa Catarina, mais especificamente no Oeste Catarinense.

Durante a aula passeio, os alunos participaram de uma palestra sobre como ocorreu os primeiros povoamentos, onde ocorreram e os seus costumes. Na ocasião visitaram uma exposição de artefatos indígenas e de maquetes de como é feito o trabalho de escavações em sítios arqueológicos para coletar cerâmicas, ossos e vestígios de moradias indígenas.

Os alunos puderam vivenciar como os índios viviam, onde moravam e como se alimentavam, pois entraram em uma réplica de moradia indígena, a qual foi uma experiência enriquecedora.

Em sala de aula, orientados pelas professoras Roselei e Izabel, os alunos construíram uma  réplica de oca. Além disso trouxeram de suas casas artesanatos indígenas, bem como alimentos e chás, e os mesmos ficaram expostos na oca da sala.

Foram expostos na oca curiosidades sobre a vida dos índios, seus costumes, hábitos alimentares que influenciaram a cultura do branco como o plantio e consumo do milho, da mandioca, do amendoim, a banana, o guaraná, a erva mate, o cultivo e uso de plantas medicinais ( chás).


Sabemos que na atualidade os povos indígenas modernos vivem de maneira bem diferente, pois acabaram por absorver a cultura do homem branco, não é difícil ver crianças e adultos indígenas nos centros das cidades vendendo artesanatos para complementar sua renda familiar. Vivem em casas situadas em reservas legais, usam roupas, calçados, andam de carro, bem como tudo que é normal a nossa cultura moderna. Ainda possuem alguns costumes como a produção de artesanatos, mas somente com intuito comercial e não para difundir a cultura. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL MEDIAÇÃO  EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADORA PEDAGÓGICA : MORGANE BRIANCINI PROFESSORAS : TANIA MARCIA REES, ANA PAUL...