segunda-feira, 17 de abril de 2017

EDUCAÇÃO DESENVOLVE ATIVIDADES

 PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS NA 

SEMANA DA PÁSCOA


Para marcar a passagem da Páscoa, a Secretaria de Educação de Cordilheira Alta realizou a entrega de chocolates para todos os alunos da rede municipal de ensino, além de proporcionar espetáculo de contação de histórias em parceria com o SESC e apresentação de teatros pelos próprios alunos.

Na semana que antecedeu a páscoa, a Secretaria de Educação de Cordilheira Alta realizou atividades pedagógicas diferenciadas com os alunos da rede municipal de ensino. Na terça-feira (11), O SESC proporcionou momentos encantadores, tanto para os alunos como para os profissionais da educação, ao apresentar um espetáculo de contação de histórias com o professor Emiliano Daniel de Souza, de Guabiruba, litoral de Santa Catarina. O SESC está instalado em Cordilheira Alta e permanecerá até o final do mês abril desenvolvendo o projeto “Viver Saúde”, graças a uma parceria entre o governo municipal e a entidade firmada no início de 2017. 

Na atividade o professor interpretou diversas histórias infantis de forma lúdica, envolvendo as artes do teatro e da música. Para Emiliano, um dos objetivos da peça é a aproximação das crianças aos livros. “As histórias que eu conto durante a apresentação são todas tiradas de livros e eu falo isso para elas, peço que procurem os textos nas bibliotecas das escolas. É uma forma de incentivar a leitura e aproximá-las das obras literárias. É tão gratificante ver crianças reunidas, atentas ao espetáculo, tendo acesso às histórias infantis tradicionais sem estarem tocando em uma tela, como é tão corriqueiro nos dias atuais”. O professor ressalta a forma como foi recepcionado pelas próprias crianças de Cordilheira Alta. “Eu cheguei aqui pela manhã e elas já estavam cantando, alegres e isto realmente demonstra como elas estão felizes. Quando eu comecei a apresentação percebi um silêncio muito respeitoso. Realmente as crianças de Cordilheira e seus professores estão de parabéns, pois percebe-se nitidamente que aqui elas são felizes em estarem na escola e este é o objetivo maior da educação”, parabeniza.







PÁSCOA SOLIDÁRIA NA ESCOLA

Na terça, quarta e quinta-feira (11, 12 e 13), a Secretaria de Educação também realizou a entrega de chocolates para cada um dos mais de 570 alunos da rede municipal de ensino. Cada unidade escolar organizou um pequeno evento, com apresentações culturais realizadas pelos próprios alunos, para anteceder a entrega dos presentes. 

Para a Secretária de Educação, Katia Ana Di Domenico, é muito importante realizar ações pedagógicas diferenciadas fora das quatro paredes da sala de aula. “Nós desenvolvemos durante o ano vários programas pedagógicos que também incluem as datas comemorativas, e nesta semana que passou, a programação era em torno da páscoa, com o Programa Páscoa Solidária na Escola. O objetivo é trabalhar o verdadeiro significado dessa data tão importante em nossa cultura, bem como desenvolver de forma lúdica e prazerosa reflexões e discussão sobre o assunto, sem, no entanto, deixar que a magia dessa data diminua, pois sabemos da importância e a delícia da fantasia para o mundo infantil. Neste ano pensamos em entregar presentes aos alunos, mas proporcionando uma interação entre eles. Coordenados e acompanhados pela direção das escolas, os alunos do sexto ao nono ano apresentaram um teatro relacionado à Páscoa para as crianças da educação infantil e alunos do primeiro ao quinto ano. Após o teatro, os próprios alunos do sexto ao nono ano, fizeram a entrega de uma caixa de chocolates aos alunos menores. Além da importância de realizar atividades pedagógicas fora das quatro paredes de uma sala de aula, a alegria das crianças por estarem recebendo um presente das mãos dos próprios ‘coelhinhos’, que eram os alunos maiores caracterizados, foi algo emocionante para todos nós”, finaliza.



































Nenhum comentário:

Postar um comentário

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL MEDIAÇÃO  EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADORA PEDAGÓGICA : MORGANE BRIANCINI PROFESSORAS : TANIA MARCIA REES, ANA PAUL...