terça-feira, 11 de agosto de 2020

CEM MEDIAÇÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL 


PROFESSORAS:TANIA MARCIA REES, ARLETE DAL SANTO GROLLI E ANA PAULA DAL SANTO


PROJETO: A FESTA DA COLHEITA 

Nos meses de junho e julho, as professoras da turma do Berçário II, por meio das atividades remotas incentivaram as famílias à relembrarem com as crianças, sobre a cultura junina. Pois, neste período, habitualmente a escola proporciona as crianças e famílias a ‘festa da colheita’. Essa experiência além de integrar o calendário pedagógico da escola, também é conhecida popularmente na região como festa da cultura junina, fazendo parte do folclore brasileiro. E, no momento atual, não poderíamos deixar de valorizar, resgatar e vivenciar essa experiência cultural. 
A partir da proposição deste projeto, buscou-se proporcionar as crianças e famílias a aproximação e exploração de diferentes fontes sonoras como: brincadeiras e histórias cantadas, cantigas, músicas e melodias; além de brincar com elementos da cultura brasileira de várias regiões, conhecendo brincadeiras, brinquedos, costumes, eventos, profissões, crenças, etc.; assim como,  também proporcionar momentos de socialização e integração entre as pessoas da família. Pensando nisso, desafiamos as famílias para relembrarem com os seus filhos, sobre esses elementos, sugerindo que organizassem a confraternização em suas casas, confeccionando com as crianças objetos ou símbolos que representam a cultura junina, vivenciando jogos e brincadeiras e também degustando de alimentos tradicionais dessa cultura. Foi um momento repleto de experiências de aprendizagem e também de compartilhamento de valores culturais familiares, em que as crianças puderam brincar e interagir
com as pessoas do seu vínculo familiar e que também habitam suas casas.






O cuidado e o carinho da família ao preparar o espaço, fez com que a proposta ficasse ainda mais prazerosa. Observa-se que os elementos da cultura junina despertaram a curiosidade das crianças, fazendo com que elas manipulassem os materiais e explorassem as diversas possibilidades desse espaço de muita interação e aprendizagem.





Experiência de participar da produção de receitas de bolos, doces, tortas, etc. Brincando com a mistura de ingredientes e explorando sua curiosidade com misturas, texturas aromas, sabores, bem como os fenômenos químicos de assar e cozinhar.



Preparar um cantinho especial nos momentos das experiências, faz toda a diferença! Obrigada famílias por compartilharem esses momentos conosco!!!





Participar de brincadeiras dirigidas e ter garantidos movimentos livres de arrastar, apoiar, segurar, puxar, jogar, andar, pular, rolar, etc.





Brincar com elementos da natureza na presença de adultos, participando de práticas de semear, plantar e cultivar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL MEDIAÇÃO  EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADORA PEDAGÓGICA : MORGANE BRIANCINI PROFESSORAS : TANIA MARCIA REES, ANA PAUL...