EBM FERNANDO MACHADO
ENSINO FUNDAMENTAL
TEXTO INSTRUCIONAL: APRENDENDO A CONSTRUIR ESTE GÊNERO TEXTUAL A PARTIR DE RECEITAS
Professora: Salete Varnier Zanluchi
Coordenadora pedagógica: Vania Graciani
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 8º ano
EXPLICANDO O GÊNERO
Consideramos gêneros textuais, como as diversidades de textos que encontramos em múltiplos ambientes de discurso na sociedade.
Os gêneros podem ser considerados como instrumentos que possibilitam a comunicação.
Se você algum dia deu alguma instrução à alguém, então, fez uso de um gênero textual muito veiculado socialmente, o texto instrucional.
Este gênero é muito presente nas bulas dos remédios, nas receitas de comida, nas instruções de jogos, nas instruções de como usar aparelhos eletroeletrônicos, etc (Schneuwly 1994).
Trabalhar a receita culinária é tratar de uma situação de comunicação bastante recorrente, cujo aspecto instrutivo se revela pelos procedimentos a serem tomados mediante a realização de determinado prato gastronômico.
É um texto descritivo, sendo que costuma-se empregar uma linguagem direta, clara e objetiva, pois sua finalidade é levar o leitor ou cozinheiro a obter sucesso no preparo de prato culinário.
Objetivos:
- Aprofundar as características do texto instrucional a partir de receitas culinárias;
- Desenvolver habilidades de leitura;
- Desenvolver a oralidade em situações como apresentações;
- Elaborar cadernos de receitas em grupos;
- Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências entre a turma;
- Envolver a família na realização da atividade;
- Desenvolver uma receita na escola;
- Explorar outros textos instrucionais.
A professora trabalhou o gênero textual receita a partir de receitas familiares trazidas pelos alunos. As receitas foram compiladas em um arquivo e depois em grupos eles reescreveram as receitas originais, porém transformando-as em mensagens de incentivo e reflexão.
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