segunda-feira, 12 de agosto de 2019

EBM Fernando Machado
Ensino Fundamental

Professora: Izabel Colombeli
Turma: 2º ano

MAPA VIVO 

Durante o mês de Março, no qual, comemora-se o aniversário de Emancipação política e administrativa do Município de Cordilheira Alta. A turma do 2º ano da Escola Básica Municipal Fernando Machado, deu início a uma atividade de localização do município em mapas. A partir disso, foi realizada pesquisa junto às famílias para saber o nome de suas comunidades e quanto tempo residiam neste local. 

As crianças trouxeram também, fotos antigas de seus pais e avós, mostrando como era no passado a comunidade e o município, onde viveram seus antepassados.

Buscando mostrar de maneira prática e integrada como podemos nos localizar no lugar em que vivemos e destacar alguns pontos fundamentais do município, deu-se início a construção de um Mapa vivo, o qual representaria como um todo o município e o verdadeiro sentido de ser Cordilheiraltense.

Este Mapa Vivo, foi feito a partir do desenho original do mapa de Cordilheira Alta, desenhado em isopor, escavado e preenchido com terra.

Foram escolhidas sementes de alimentos que fazem parte da nossa produção agrícola, os quais, também estão representados em nosso Brasão municipal e em nossa bandeira; como o milho e o feijão. 

Deu-se destaque as nascentes do Lajeado São José na sede do município e também o rio Taquaruçú, importante rio que nasce em nosso município na região do Distrito de Fernando Machado.

Estas sementes representaram simbolicamente cada munícipe que brota vivo em Cordilheira Alta, representam a vida, a força e o trabalho do povo desta terra.

Após alguns dias de acompanhamento, regando o mapa e dando condições de luz e calor, ocorreu o processo de germinação, as crianças observaram que as sementes haviam brotado da terra, nascido em Cordilheira Alta, como a letra do próprio hino fala...Terra onde nasci... o qual também foi lido, cantado e ilustrado pelas crianças.

As crianças desenharam suas casas, as quais foram colocadas no mapa localizadas em suas respectivas comunidades.

Com a música Herdeiros do Futuro do compositor Toquinho, trabalhamos a questão ambiental no Mapa vivo, o qual representou não somente o lugar onde vivemos, mas para que e porque devemos cuidar do município onde vivemos, pois ele é vivo , como nós e não somente um pequeno pedacinho de terra em meio a tantos outros no estado , no Brasil e no mundo.

E nós somos sim os Herdeiros do futuro de Cordilheira Alta e como tais devemos desempenhar bem a nossa parte; Destacamos as nascentes do Lajeado São José na sede do município e também o rio Taquaruçú importante rio que nasce em nossa município na região do distrito de Fernando Machado; 

Juntamente com este trabalho deu-se início ao Mapa vivo, o qual representaria como um todo o município e o verdadeiro sentido de ser Cordilheiraltense . 

Foram escolhidas sementes representando os munícipes e produtos que fazem parte da nossa produção agrícola, os quais também estão representados em nosso Brasão municipal e em nossa bandeira; como o milho e o feijão.

Após alguns dias de acompanhamento do processo de germinação do nosso Mapa Vivo, foram convidadas todas as turmas da E.B.M Fernando Machado para compartilhar deste trabalho e poder interagir e serem participantes daquilo que é de todos nós, NOSSA TERRA DE GIGANTES, CORDILHEIRA ALTA, SOMOS FELIZES AQUI.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

EBM Fernando Machado Ensino Fundamental Professora: Izabel Colombeli Turma: 2º ano MAPA VIVO  Durante o mês de Março, no...